sábado, 30 de junho de 2007

Em Marrocos como há muito tempo

O Belenenses irá participar num torneio em Marrocos, segundo o nosso Site Oficial. Recuando na nossa história, convém dizer que o país magrebino ocupa lugar especial. Em 1929 foi a Marrocos a primeira deslocação do Belenenses ao estrangeiro!
Em 31 de Março defrontámos o Union Sportive Marocaine, com quem empatámos 1-1. A 1 de Abril levámos de vencida o Olimpique de Rabat por 5-1 e, finalmente, a 2 de Abril derrotámos o Club de Football de Fez por 4-0.
Nessa altura Marrocos era ainda um protectorado francês e alguns excelentes jogadores marroquinos chegaram muito cedo às selecções "gaulesas". A saber ainda que a US Marocaine foi o mais forte clube do país até à independência (em 1956, ano de inauguração do Restelo), tendo vencido por 16 vezes a Liga marroquina.
Resta acrescentar que a imprensa franco-marroquina ficou deveras impressionada com a qualidade do Belenenses, salientando acima de tudo a superioridade em termos tácticos. O "professor", que era o nosso fundador, Artur José Pereira, até fez de árbitro - tal era a sua reputação, até mesmo em Marrocos.
E esta é a notícia actual:

FUTEBOL: Torneio em Marrocos
29-06-2007 18:00

A equipa de futebol profissional de «Os Belenenses» vai participar nos próximos dias 27 a 29 de Julho no prestigiado Torneio Moulay El Hassan, que terá lugar no Estádio Mohammed V, na cidade de Casablanca, em Marrocos.

Este torneio internacional, englobado nas comemorações do aniversário do príncipe herdeiro de Marrocos, Moulay El Hassan, contará com as presenças de duas das mais prestigiadas formações locais : O WAC. Casablanca e Raja de Casablanca, para além do Belenenses e da formação espanhola do Celta de Vigo.

A equipa do WAC de Casablanca, treinada pelo técnico português Nelo Vingada, é o actual campeão Marrocos, após 13 anos afastado do título. Refira-se que esta formação conta com o maior número de títulos (16) em Marrocos.

Por sua vez, a formação do Raja de Casablanca que joga habitualmente no Estádio Mohammed V, onde se disputa este torneio, conta com 8 títulos nacionais, sendo orientado pelo técnico francês Jean-Yves Chay, que substituiu recentemente o técnico espanhol Paco Fortes.

A participação de «Os Belenenses» neste torneio internacional enquadra-se na planificação da pré-temporada azul e surge como reconhecimento da projecção internacional crescente do nosso clube.

Recorde-se que a equipa profissional de «Os Belenenses» regressa aos trabalhos na próxima segunda-feira, dia 2 de Julho, com um plano de preparação cujo calendário será publicado a curto prazo.

Assembleia Geral da Liga: outras alterações aprovadas

-> Redução (pouco efectiva) do preço dos bilhetes; o preço máximo das entradas sofre uma redução de dez euros, dos até aqui 75 para 65.

-> Passam a ser punidos os jogadores que, através da simulação, levem o árbitro a tomar decisões erradas (penalties, golos - ou impedimento destes - com a mão, simulação de agressões). Tendo a aldrabice influência directa no resultado, o jogador em causa será punido com um jogo de suspensão (dois se reincidente); não tendo influência directa, o jogador é sancionado com multa (entre 500 e 2500 euros). Esta arrisca-se a ficar conhecida como a "Lei Liedson" ou a "Lei Simão"... O Braga também é competidor importante rumo à conquista do naming da sanção.

-> As imagens televisivas vão passar a contar para a avaliação dos árbitros. Por seu lado, também o relatório técnico de jogo foi sujeito a alterações, sendo agora de preenchimento mais simples e não mencionando o grau de dificuldade do jogo (que era aliás uma idiotice muito típica de um país que tem 3 clubes oficiais, com as inerentes parolices).

-> Desordem e agressões: clube com sócios ou adeptos que agridam alguém dentro do recinto do jogo, ainda que antes ou depois do jogo e que causem lesões graves, é punido com interdição do estádio de 1 a 3 jogos ou realização de desafios à porta fechada, além de multa entre 2500 e 10 mil euros.

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Liga: alterações aos regulamentos disciplinares

Clubes aprovam agravamento dos castigos disciplinares a jogadores reincidentes:

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) aprovou hoje, em Assembleia Geral extraordinária, a decorrer no Porto, o agravamento das punições disciplinares aos jogadores reincidentes.
A proposta aprovada agrava o castigo aos jogadores admoestados com vários cartões ao longo da época, com um jogo de suspensão após ciclos descendentes de cinco, quatro, três, dois e um cartão amarelo.
O actual regulamento disciplinar pune o jogador infractor com um jogo de suspensão após cada série de cinco, mas a alteração visa o agravamento do castigo com novo cartão amarelo após ciclos cada vez menores.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Contratações no andebol

Até à data o nosso clube contratou três jogadores bastante experientes para reforçar a equipa de andebol. São eles: Hugo Figueira, guarda-redes, ex-Villa Aranda, de Espanha (foi titular no último encontro da selecção nacional); Pedro Gama, central, ex-Sporting (100 internacionalizações); e, anunciado hoje, Nicola Miricki, o valoroso lateral que vem do Madeira SAD (finalista vencido do playoff contra o ABC).
Da extinta equipa do Ginásio do Sul vêm o guarda-redes Vasco Ribeiro, o lateral Tiago Santos e o pivot Ricardo Gomes.
Das saídas já conhecidas temos João Pinto e Humberto Gomes (rumam ao Sporting), João Oliveira e Pedro Lázaro. Se no caso dos dois primeiros, valores (monetários) mais altos se levantaram, já nos parece incompreensível deixar-se sair dois jogadores talentosos como Oliveira e Lázaro. Mesmo quem não acompanha o andebol com assiduidade não terá deixado de se impressionar com a espantosa prestação de Pedro Lázaro no épico confronto contra o Porto no nosso pavilhão (24-23 a nosso favor). A sua saída e a de João Oliveira são, a meu ver, uma perda para o nosso andebol.

Cabral Ferreira ao Sportugal

Já se encontra publicada a entrevista concedida pelo presidente Cabral Ferreira ao Sportugal, seguida de perguntas soltas sobre o plantel (faltam sete reforços), o Restelo na UEFA, o Projecto Imobiliário, formação e modalidades e... as relações com o Leixões.

XVI Torneio Rui Costa, em futsal

Informa-nos a secção de futsal do nosso clube que «a equipa de Futsal de osBelenenses participa nos próximos dias 29 e 30 de Junho, sexta-feira e sábado, na XVI edição do torneio "Rui Costa", juntamente com as equipas do Damaia, Benfica e Odivelas. A prova, uma das mais populares do defeso do futsal português, é organizada pelo Damaia Ginásio Clube e terá lugar no Pavilhão da Académica da Amadora. A equipa de osBelenenses apresentará alguns dos reforços para a próxima época, que serão apresentados individualmente em posteriores notas de imprensa.»
É este o programa dos jogos:
29/06/2007 (sexta-feira): 20h00 Odivelas - Belenenses; 21h30 Damaia - Benfica.
30/06/2007 (sábado): 20h00 Apuramento 3º/4º lugares; 21h30 Final.
Trata-se de uma excelente oportunidade para conhecer alguns dos reforços da nossa equipa e matar um pouco a fome de futsal aos adeptos azuis. Infelizmente estarei fora da Grande Lisboa de sexta-feira a domingo e não poderei fazer a cobertura do evento para o blogue, o que lamento profundamente.
Vá apoiar os nossos rapazes à Amadora.

Arranque a doer

Reparem sobretudo na segunda quinzena de Setembro:

2 de Julho - Início dos trabalhos
12 de Julho - Sorteio do Calendário da Liga 2007/08 (às 18:30)
14 a 21 de Julho - Estágio na Quinta da Beloura
2 de Agosto - Jogo de preparação com o Nacional, em Rio Maior
11 de Agosto - Apresentação (?)
18 de Agosto - Primeira jornada da Liga
26 de Agosto - Segunda jornada da Liga
31 de Agosto - Sorteio da 1ª Eliminatória da Taça UEFA
2 de Setembro - Terceira jornada da Liga
16 de Setembro - Quarta jornada da Liga
20 de Setembro - 1ª Mão da 1ª Eliminatória da Taça UEFA
23 de Setembro - Quinta jornada da Liga
26 de Setembro - 3ª Eliminatória da Taça da Liga
30 de Setembro - Sexta jornada da Liga
4 de Outubro - 2ª Mão da 1ª Eliminatória da Taça UEFA

Nota: jogos de preparação por confirmar

terça-feira, 26 de junho de 2007

Artur Quaresma

No "vizinho" Belém até Morrer está a decorrer uma bela iniciativa: a recolha de felicitações para o grande Artur Quaresma, campeão de 1946, Belenense de amor à camisola em estado puro que ontem passou a contar 90 dourados anos de idade.
Bem merece o nosso reconhecimento!

Um destes dias lembraremos com mais detalhe a carreira deste nosso ídolo (do tempo das "Torres de Belém", justamente).
Entretanto, no nosso Portal Oficial, poderão encontrar este texto e este outro, sobre o Artur Quaresma.

Rugby: rescaldo e actualidade

(Informações de Rui Vasco)

Terminada que está a época de Rugby, é altura de observar os resultados e olhar para o futuro. Ao nível dos seniores, 5ºs classificados no Nacional e semi-finalistas da Taça de Portugal, registe-se ter sido o Belenenses o Clube que mais jogadores deu à selecção nacional de Sevens que disputou as 8 etapas do Circuito Mundial da IRB.
Quanto aos escalões de formação, os juniores foram vencedores da 1ª e 2ª fase do Nacional, finalistas vencidos do Nacional da categoria, campeões nacionais de Sevens e finalistas vencidos da Supertaça, ao passo que os juvenis, coroando uma época excepcional, venceram a Supertaça, o Campeonato e a Taça de Portugal. Os iniciados, por sua vez, foram finalistas do Triangular de apuramento do vencedor do Campeonato Nacional e 3º classificados no Inter-Regional.

Perspectivando o futuro, é importante referir que a estrutura da secção está em mudança - nomeadamente no que diz respeito aos seniores e no sentido de dar mais apoio e condições à equipa; também por isso, ainda não se encontra definida a equipa técnica para 2007/2008.
Por outro lado, Cristian Spachuk (pilar), João Uva (asa), Diogo Mateus (centro), David Mateus (centro/ponta), Juan Murré (pilar) e Lourenço Andrade (2ª linha) estão integrados na selecção nacional (grupo alargado) que prepara o Mundial de França a realizar em Setembro, sendo que no mês de Agosto será feita a selecção final dos jogadores que representarão Portugal.

Revolução no futsal azul

É uma autêntica revolução que está em curso no plantel de futsal do Belenenses, segundo nos informa o site oficial.
Saem nada mais nada menos que dez atletas: os "veteranos" Pedro Caetano, Miguel Fernandes e Marco Reis e o jovem Rúben Gomes não renovam contrato; um dos jogadores mais queridos dos adeptos, Nuno Monteiro (Canina) - vai para Espanha-, o excelente guarda-redes Carlo Cardoso, o experiente Majó e o jovem José Almeida (Jesus) acordaram a rescisão do ano de contrato que ainda tinham por cumprir. O nosso clube prescindiu ainda do direito de opção que detinha para a próxima época relativamente a Xavier e a Guga (o ex-boavisteiro que entrou a meio da época).
Sendo assim, transitam do actual plantel apenas os seguintes jogadores: Drula (um jogador de grande classe que na época finda alternou o soberbo com o menos bom), Jardel (entrando a meio da época cedo caíu no goto dos adeptos azuis), o guarda-redes Nuno Almeida e os ex-júniores David Magina, Ricardo André e Marco Mateus.
Todos reconheciam que era necessário mexer no plantel, talvez não se esperassem mexidas tão profundas como as que agora são tornadas públicas. Todos os jogadores que ficam oferecem garantias, falta completar o plantel com um misto de jogadores experientes e jovens promessas, que não faltam (basta pensar no excelente plantel da equipa júnior dos Leões de Porto Salvo).
O treinador continuará a ser Alípio Matos.
***
Entretanto, dois dos atletas que saem, Pedro Caetano e Miguel Fernandes, vão estar hoje presentes na gala do Futsal Portugal, em Almeirim.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

A quantas(os) andamos


Tudo isto salvo erro.

Hugo Leal no Belenenses


Mais um reforço "relâmpago" (embora pelos vistos já "preparado" há algum tempo): Hugo Leal vai ser jogador do Belenenses. Vejam o anúncio.
Na foto acima não há engano. É mesmo o Ronaldinho Gaúcho a cumprimentar o Hugo Leal, quando estavam ambos no PSG.

Chega ao fim o campeonato de futsal

Chegou ontem ao fim o Campeonato Nacional de Futsal da 1ª Divisão, uma maratona que começou no dia 23 de Setembro. A vitória do Benfica foi justa pois foi a melhor equipa ao longo da prova. Dispondo do melhor plantel, com um banco de luxo, os encarnados ultrapassaram os obstáculos com maior ou menor dificuldade, sendo o Sporting a equipa que mais oposição lhe deu, curiosamente vencendo os dois jogos com o seu rival na fase regular.
Para mim, atendendo à qualidade das equipas, a final deveria ter sido entre Benfica e Fundação Jorge Antunes. Os vizelenses, com uma aposta séria e continuada na modalidade, foram a equipa mais consistente a seguir ao Benfica e só factores estranhos impediram a sua participação na final; esmagando o Sporting em Loures por 5-1, a Fundação teve que enfrentar uma equipa leonina reforçada com a arbitragem no segundo jogo, sendo claramente prejudicada e tendo que disputar uma terceira partida, que dominou claramente mas que, graças à soberba exibição do ex-guarda redes do Belenenses Cristiano, não se materializou na justa presença na final. No final desse terceiro jogo do play-off o treinador Paulo Tavares sugeriu que equipas de alto nível como a Fundação e o Freixieiro, que apostaram tudo nesta época, tenham que repensar a sua estratégia, dando a entender que a disputa do título é uma coutada dos dois grandes de Lisboa, não sendo permitidas intromissões de "estranhos".
É a partir daqui que o nosso clube deve também fazer uma reflexão sobre o futuro do futsal azul. Apostando também fortemente nesta época, recrutando jogadores experientes, esperava-se que o Belém, embora muito dificilmente pudesse lutar pelo título, ao menos conseguisse ficar entre os quatro primeiros. O oitavo lugar final foi uma desilusão, ainda mais após o excelente sexto lugar da época passada (a primeira vez no primeiro escalão).
Em próximo postal abordaremos com algum detalhe a época do Belenenses.

A Camisinha da moda

Inauguro hoje, nestas Torres de Belém, um espaço dedicado ao coleccionismo. Eu, que frequentemente me passeio pelos leilões online em busca de material belenense mas que lamentavelmente não tenho euros bastantes para adquirir tudo o que vejo, proponho-me, a partir de hoje, ir dando conta do que por aí observo e que pode ter interesse para os meus amigos. E, em boa verdade, nada melhor do que começar por aquela que, a meu ver, foi a mais bonita camisola do Belém nestes últimos anos, assinada pela Umbro corria a viragem de século. Por acaso, sortudo que sou, tenho uma destas assinada pelo Cabral - aquele rapaz que abandonou o Belenenses demandando a segunda circular e acabando assim a sua progressão desportiva -, mas nem tudo é perfeito...
Tudo isto para dizer o seguinte: no ebay podem comprar uma peça destas por menos de 15 euros (mais portes) até às primeiras horas do dia 29 de Junho. Se eu não tivesse já uma, quero crer que me aventurava.

Basquetebol vence Liga de Verão

Ao vencer o Barreirense por 57-51 a nossa equipa de Basquetebol conquistou a "Liga de Verão" (isto depois de termos derrotado o CAB por 44-25). O jogo foi transmitido pela RTP, teve qualidade a condizer com a época (fraquita), mas é mais um "caneco"!
Não percam tempo a procurar esta notícia nos sites online jornais. Só seria "notícia" se... já sabem.

domingo, 24 de junho de 2007

Continhas

Conforme tem sido amplamente divulgado, foi ontem publicado conjuntamente com A Bola o relatório da Deloitte relativo às contas da Liga 2005/06, documento que se me afigura ser do maior interesse para melhor compreender as dificuldades vividas pelas diversas SAD's e que acaba por ser um espelho fiel do estado do futebol português à entrada para a época que agora terminou. Pessoalmente - e atendendo à formação específica dos dois ilustres parceiros que me acompanham nestas Torres de Belém -, até tenho medo de me deitar a comentar os números e fazer má figura. De modo que, isto dito, aqui ficam os dados referentes ao Belenenses (se alguém pretender algum elemento adicional, é só pedir na caixinha de comentários) e cada qual que os leia como entender.

1. Receitas (valores em euros)

Desportivas: 1.994.624
Publicidade: 492.587
TV: 1.425.000
Mais-valias: 2.259.000
Financeiras: 211
Extraordinárias: 169.204

Nota: não são apresentados no que respeita ao Belenenses valores provenientes de quotizações, merchandising e receitas operacionais.

2. Custos (valores em euros)
Fornecimentos e serviços: 1.755.316
Pessoal: 4.964.971 (mais 28% do que em 2004/05)
Amortizações e previsões: 22.287 (menos 94% do que em 2004/05)
Outros custos: 630.934
Total de custos: 7.373.508 (custos totais de 2004/05: 6.508.365)

Nota: a redução substancial dos custos com amortizações e provisões deve-se, segundo o relatório de gestão da SAD, ao facto de ter expirado a vida contabilística de alguns bens imobilizados (nomeadamente direitos desportivos sobre atletas), não se tendo verificado novos investimentos.

3. Custo por ponto
Terminado a Liga 2005/06 com 39 pontos, cada ponto custou 189.064 euros, mais 34% do que na temporada anterior. O Belenenses foi assim o sétimo clube a pagar mais caro cada ponto conquistado. Note-se, a título de curiosidade, que o FC Porto se sagrou campeão pagando o ponto a... 966.070 euros! No extremo oposto, a Naval manteve-se na Liga com cada ponto a custar pouco mais de cinquenta mil euros.

4. Resultados (valores em euros)
Total de receitas: 6.340.626
Receitas correntes sem transferências: 3.912.422
Resultados correntes sem transferências: -3.078.588
Resultado líquido do exercício: -1.033.613
Meios libertos: -1.011.325

5. Balanços (valores em milhares de euros)
Activo líquido 2004/05: 5.163
Activo líquido 2005/06: 6.555
Variação absoluta: 1.392
Variação relativa: 27%

6. Capitais próprios e estrutura patrimonial (valores em milhares de euros)
Capitais próprios 2004/05: 2.508
Capitais próprios 2004/05: 1.474
Variação: -1.034 (-41%)
Passivo 2004/05: 2.656
Passivo 2004/05: 5.081
Variação: 2.425 (91%)

7. Associados
Valores não contabilizados visto que, à semelhança de Boavista, Setúbal e Leiria, as receitas daqui provenientes são receitas do clube e não da SAD.

8. Assistências
Bilhetes vendidos: 67.695 (em 17 jogos)
Lotação oficial considerada: 19.833
Nº médio de bilhetes por jogo: 3.982
Ocupação média: 20%
Percentagem de bilhetes vendidos: 2%
Maior nº de bilhetes vendidos: 12.653 (taxa de ocupação de 64%)
Maior nº de bilhetes vendidos: 1.049 (taxa de ocupação de 5%)

9. Recursos humanos (valores em euros)
Custos: 4.964.971
Nº colaboradores: 308
Custo médio por colaborador: 16.120

Considerando apenas o futebol profissional
Custo com pessoal (jogadores): 3.964.987
Custo com pessoal (outros): 521.767
Nº colaboradores (jogadores): 25
Nº colaboradores (outros): 10
Custo médio (jogadores): 158.599
Custo (outros): 52.177

Nota: "outros" inclui equipa técnica e pessoal afecto ao futebol profissional.

10. Formação (valores em euros)
Custos com pessoal (total): 4.964.971
Custos com pessoal (formação): 141.187 (2,8%)
Nº colaboradores (formação): 263

Leitura complementar: "O Anuário das desigualdades".

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Rumor belga

Segundo dizem aqui o Belenenses será um dos clubes interessados no franco-congolês Ali Maboula Lukunku, jogador do Standard de Liége. É um avançado de 31 anos, com 1.90m de altura e na época passada marcou 6 golos para o campeonato. Já passou pelos seguintes clubes: FC Grenoble, ASOA Valence, AS Monaco, Standard, Galatasaray, Lille OSC, AA Gent.
Não faço a mínima ideia se isto tem algum fundo de verdade, mas fica o "furo".

Admissão na Taça UEFA

David Taylor, Secretário-Geral da UEFA, notificou hoje o Belenenses do deferimento do pedido de admissão à participação na Taça UEFA, visto verificar-se o cumprimento de todos os critérios exigidos pelo regulamento da competição. Fica só a faltar o estádio, o nosso...

Pinto da Costa e L.F. Vieira, farinha do mesmo saco

Luís Filipe Vieira tem empolgado os benfiquistas com tiradas sobre "a máfia do futebol", dando a entender que ele é um dos garantes da seriedade desportiva em Portugal. Aqui está a confirmação disso mesmo:
«Pinto de Sousa pediu a João Rodrigues para falar com Vieira a propósito da nomeação do árbitro para a meia-final da Taça de Portugal da época 2003/2004, que ia pôr em confronto o Benfica e o Belenenses. Vieira terá dito que queria o árbitro que apitara o mesmo encontro para o campeonato. “Ele ficou doido. Quer o do Belenenses”, disse João Rodrigues a Pinto de Sousa, que lamentou a escolha: “É um bocado chato. Vão perguntar por que repito a nomeação.” João Rodrigues não desarmou: “Vai ser uma chatice [...], o Benfica vai contestar isso”, respondeu, acrescentando: “O Duarte Gomes nem vê-lo... Olegários nem pensar.” »
Esclarecidos?

Um dia em cheio

Aí está El Gavilán:

Nome: Gabriel Enrique Gómez Girón
Nascimento: 29/05/1984 (23 anos)
Naturalidade: Ciudad de Panamá, Panamá
Altura: 1,82 m
Peso: 78 kg
Clube anterior: Independiente Santa Fe (Colômbia).
Posição: Médio de contenção
Internacional A

Destaques do agente do jogador (de modo que é necessário dar desconto):

[Técnicos]: Se trata de un excelente jugador de fútbol que aporta tecnicamente en defensa y ataque, por sus cualidades como volante "mixto"; gran manejo de balón; excelente rematador de balones en movimiento o parados. Muy buen juego aéreo en ambas áreas.
[Tácticos]: Volante mixto de excelente táctica individual; se adapta a todos los sistemas y en todas las posiciones de mediocampo que se le pretenda programar. Muy buena "lectura" del juego y con mucha visión para "hacer" jugar a sus compañeros y destacarse él por efectuar un trabajo sencillo y de continua solidaridad y colaboración.
[Físicos]: Fuerte, ágil y de muy buena dinámica, todo lo que sumado a su notable técnica le convierte en un jugador muy completo; sabe dosificar el esfuerzo y eso le beneficia en la precisión en velocidad y llegar a los finales de los juegos con muy buen resto físico, que le destaca de los demás.
[Psicológicos]: Temperamental; con mucha entrega, lucha, colaboración y solidaridad continua, en beneficio de su equipo. Pese a su juventud, ya tiene adquiridas algunas características que resaltan en los grandes futbolistas y que lo hacen apto para desarrollar su juego a nivel internacional, en cualquier medio.
[Visão global]: A pesar de su juventud, lleva 4 temporadas jugando en primera división del fútbol colombiano; además ha jugado continuamente en la Selección absoluta de Panamá, habiendose ganado un lugar de respeto en dicho medio, por su temperamento y ansias de triunfo permanente; signado a grandes cosas en el concierto mundial del fútbol.

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Reforçado o eixo central da defesa

Devic, que actuou na segunda metade da Liga ao serviço do Beira-Mar, é novo reforço do Belenenses.


Nome: Vukasin Devic
Nascimento: 15/03/1984 (23 anos)
Naturalidade: Belgrado - Sérvia
Posição: Defesa-central
Altura: 1,86 m
Peso: 75 kg

Internacional sérvio sub-21, realizou 10 jogos na liga portuguesa - 9 dos quais a titular. Foram 702 minutos, tendo visto 3 cartões amarelos e marcado 1 golo, justamente aquele que valeu à equipa de Aveiro a vitória sobre o Boavista no arranque da 28ª jornada (cujos festejos se observam na fotografia).

Belenenses tem novo médio ofensivo

Rafael Bastos (ex- Esporte Bahia) integra plantel 2007/2008.

Nascimento: 01/01/1985 (22 anos)
Naturalidade: Rio de Janeiro
Estatura: 1,85 m
Peso: 72 kg
Vice-campeão da Taça Belo Horizonte e campeão baiano júnior em 2005. Titular na campanha da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Marcador de livres directos, ver vídeo (sensivelmente por alturas do minuto e vinte). E como se constata pelo resumo, já vem habituado a ambientes escaldantes...

Coeficientes da UEFA


A UEFA divulgou ontem a lista completa das equipas qualificadas para as suas competições, ordenadas pelo seu coeficiente definitivo para esta edição. Vejamos:

Taça UEFA 2007/08

País - Elimin./Jogo de Qualif. - Equipa - Coeficiente
ESP - 1ª - Villarreal CF - 78.374
GER - 1ª - FC Bayern München - 73.64
NED - 1ª - AZ Alkmaar - 63.995
GRE - 1ª - Panathinaikos FC - 55.415
SUI - Q2 - FC Basel 1893 * - 54.869
FRA - 1ª - FC Girondins de Bordeaux *** - 49.706
GER - 1ª - Bayer 04 Leverkusen - 45.64
BEL - 1ª - Club Brugge KV * - 45.638
ITA - 1ª - US Città di Palermo - 42.808
ENG - 1ª - Tottenham Hotspur FC - 40.618
ESP - 1ª - Real Zaragoza - 40.374
ROU - 1ª - AFC Rapid Bucuresti * - 40.255
RUS - 1ª - FC Lokomotiv Moskva * - 38.92
RUS - Q2 - FC Zenit St. Petersburg - 38.92
FRA - 1ª - FC Sochaux-Montbéliard * - 36.706
NED - 1ª - SC Heerenveen - 35.995
ENG - 1ª - Bolton Wanderers FC - 32.618
SRB - Q1 - FK Partizan - 31.256
AUT - Q2 - FK Austria Wien - 30.104
UKR - Q2 - FC Dnipro Dnipropetrovsk - 29.726
POR - 1ª - SC Braga - 27.107
TUR - Q2 - Galatasaray SK - 26.791
ESP - 1ª - Getafe CF ***** - 25.374
ENG - 1ª - Everton FC - 24.618
ITA - 1ª - ACF Fiorentina - 21.808
ITA - 1ª - Empoli FC - 21.808
FRA - 1ª - Stade Rennais FC - 20.706
BUL - Q2 - PFC CSKA Sofia - 20.112
ISR - Q2 - Hapoel Tel-Aviv FC * - 19.338
BUL - Q1 - PFC Litex Lovech ** - 19.112
GRE - 1ª - Panionios NFC - 16.415
DEN - Q1 - Odense BK - 15.129
NED - 1ª - FC Groningen - 14.995
GER - 1ª - 1. FC Nürnberg - 14.64
BEL - Q2 - R. Standard de Liège - 14.638
ISR - Q1 - Maccabi Tel-Aviv FC - 14.338
POR - 1ª - CF Os Belenenses - 14.107
POR - 1ª - FC Paços de Ferreira - 14.107
CZE - 1ª - FK Mladá Boleslav - 13.851
SVK - Q1 - FC Artmedia Petržalka - 13.575
GRE - 1ª - Aris Thessaloniki FC - 13.415
ROU - Q2 - CFR Economax Cluj-Napoca - 13.255
NED - 1ª - FC Twente - 12.995
POL - Q1 - Groclin Grozisk Wielkopolski - 11.609
NOR - Q1 - Vålerenga IF - 11.509
SCO - 1ª - Aberdeen FC - 11.064
BUL - Q2 - PFC Lokomotiv Sofia - 10.112
SCO - Q2 - Dunfermline Athletic FC ** - 10.064
UKR - 1ª - FC Metalist Kharkiv - 9.726
DEN - Q1 - FC Midtjylland - 9.129
SUI - Q2 - FC Sion - 8.869
CZE - Q2 - FK Jablonec 97 ** - 8.851
TUR - Q2 - Kayseri Erciyesspor ** - 8.791
GRE - 1ª - Larissa FC * - 8.415
SUI - Q1 - BSC Young Boys - 7.869
CRO - Q1 - HNK Hajduk Split - 7.533
NOR - Q2 - Fredrikstad FK * - 6.509
NOR - Q1 - Lillestrøm SK **** - 6.509
NOR - Q1 - SK Brann - 6.509
ISR - Q2 - Maccabi Netanya FC - 6.338
SRB - Q1 - FK Vojvodina - 6.256
SRB - Q1 - FK Bezanija - 6.256
AUT - Q1 - SV Ried - 6.104
AUT - Q1 - SV Mattersburg - 6.104
HUN - Q1 - MTK Budapest - 5.675
POL - Q1 - GKS Bełchatów - 5.609
CYP - Q1 - Anorthosis Famagusta FC * - 5.492
HUN - Q1 - Budapest Honvéd FC - 4.675
SWE - Q1 - AIK Solna - 4.478
SVN - Q1 - NK Gorica - 4.272
GEO - Q1 - FC Dinamo Tbilisi - 3.98
SVK - Q1 - FC Vion Zlaté Moravce * - 3.575
CRO - Q1 - NK Slaven Koprivnica ** - 3.533
CYP - Q1 - AC Omonia - 3.492
SWE - Q1 - BK Hacken **** - 3.478
SWE - Q1 - Helsingborgs IF * - 3.478
FIN - Q1 - Myllykosken Pallo-47 **** - 3.42
MDA - Q1 - CSF Zimbru Chisinau * - 3.365
SVN - Q1 - FC Koper - 3.272
BIH - Q1 - NK Široki Brijeg * - 3.19
BIH - Q1 - NK Zrinjski - 3.19
MKD - Q1 - FK Vardar * - 2.925
LVA - Q1 - SK Liepájas Metalurgs * - 2.86
LVA - Q1 - Skonto FC - 2.86
FIN - Q1 - HJK Helsinki * - 2.42
FIN - Q1 - FC Haka - 2.42
LTU - Q1 - FK Sūduva * - 2.42
LTU - Q1 - FK Ekranas - 2.42
MDA - Q1 - FC Nistru Otaci - 2.365
IRL - Q1 - Drogheda United FC - 2.145
IRL - Q1 - Saint Patrick's Athletic FC ** - 2.145
GEO - Q1 - FC Ameri Tbilisi * - 1.98
LIE - Q1 - FC Vaduz - 1.98
MKD - Q1 - FK Rabotnicki - 1.925
ISL - Q1 - Keflavík * - 1.65
ISL - Q1 - KR Reykjavík - 1.65
BLR - Q1 - FC Dinamo Brest * - 1.54
BLR - Q1 - FC Dinamo Minsk - 1.54
ALB - Q1 - KS Besa * - 1.265
ALB - Q1 - KS Teuta - 1.265
EST - Q1 - JK Trans Narva - 1.21
EST - Q1 - FC Flora - 1.21
ARM - Q1 - FC Banants * - 1.155
ARM - Q1 - FC MIKA - 1.155
AZE - Q1 - PFC Neftchi - 1.045
AZE - Q1 - MKT Araz ** - 1.045
KAZ - Q1 - FC Alma-Ata * - 0.77
KAZ - Q1 - FK Aktobe - 0.77
NIR - Q1 - Glentoran FC - 0.715
NIR - Q1 - Dungannon Swifts ** - 0.715
WAL - Q1 - Carmarthen Town AFC * - 0.66
WAL - Q1 - Rhyl FC - 0.66
MLT - Q1 - Hibernians FC * - 0.55
MLT - Q1 - Sliema Wanderers FC - 0.55
LUX - Q1 - FC Etzella Ettelbrück - 0.55
LUX - Q1 - UN Kaerjeng 97 ** - 0.55
FRO - Q1 - B36 Tórshavn * - 0.55
FRO - Q1 - EB/Streymur - 0.55
MNE - Q1 - FK Rudar Pljevlja * - 0
MNE - Q1 - FK Buducnost Podgorica - 0
AND - Q1 - FC Santa Coloma * - 0
SMR - Q1 - SP Libertas ** - 0
Mais 11 equipas da Intertoto

* Vencedores da Taça
** Finalistas vencidos da Taça
*** Vencedores da Taça da Liga
**** Vencedores do Prémio Fair Play
***** Vencedores da Taça/Finalistas
TBC - To be confirmed

Não esquecer que na primeira eliminatória da Taça UEFA também são incluídas 16 equipas eliminadas na 3ª eliminatória da Champions. Poderão ser quaisquer destas (teoricamente, pois 28 equipas serão excluídas e outras 16 apurar-se-ão para a fase de grupos da Champions):

País/Classificação - Jogo de Qualif. - Equipa - Coeficiente
ENG/3 - Q3 - Liverpool FC - 112.618
ENG/4 - Q3 - Arsenal FC - 104.618
ESP/4 - Q3 - Valencia CF - 99.374
ESP/3 - Q3 - Sevilla FC - 87.374
POR/3 - Q3 - SL Benfica - 67.107
NED/2 - Q3 - AFC Ajax - 65.995
GER/3 - Q3 - Werder Bremen - 63.64
SCO/1 - Q3 - Celtic FC - 62.064
ROU/2 - Q2 - FC Steaua Bucuresti - 55.255
ITA/3 - Q3 - S.S. Lazio - 51.808
SCO/2 - Q2 - Rangers FC - 47.064
UKR/2 - Q2 - FC Shakhtar Donetsk - 44.726
TUR/2 - Q2 - Beşiktaş JK - 43.791
BEL/1 - Q3 - RSC Anderlecht - 41.638
UKR/1 - Q3 - FC Dynamo Kyiv - 38.726
BUL/1 - Q2 - PFC Levski Sofia - 38.112
CZE/1 - Q3 - AC Sparta Praha - 37.851
TUR/1 - Q3 - Fenerbahçe SK - 36.791
GRE/2 - Q3 - AEK Athens FC - 36.415
ROU/1 - Q3 - FC Dinamo 1948 Bucuresti - 34.255
CZE/2 - Q2 - SK Slavia Praha - 32.851
NOR/1 - Q2 - Rosenborg BK - 31.509
RUS/2 - Q3 - FC Spartak Moskva - 27.92
SRB/1 - Q2 - FK Crvena Zvezda - 19.256
DEN/1 - Q2 - FC København - 19.129
FRA/3 - Q3 - Toulouse FC - 17.706
CRO/1 - Q1 - NK Dinamo Zagreb - 17.533
BEL/2 - Q2 - KRC Genk - 15.638
HUN/1 - Q2 - Debreceni VSC - 11.675
SUI/1 - Q3 - FC Zürich - 9.869
AUT/1 - Q2 - FC Salzburg - 9.104
CYP/1 - Q1 - APOEL FC - 6.492
ISR/1 - Q2 - Beitar Jerusalem FC - 6.338
POL/1 - Q2 - Zagłębie Lubin - 5.609
SVN/1 - Q1 - NK Domžale - 5.272
SWE/1 - Q1 - IF Elfsborg - 4.478
BIH/1 - Q1 - FK Sarajevo - 4.19
LVA/1 - Q1 - FK Ventspils - 3.86
SVK/1 - Q1 - MŠK Žilina - 3.575
IRL/1 - Q1 - Derry City FC* - 3.145
ISL/1 - Q1 - FH Hafnarfjördur - 2.65
FIN/1 - Q1 - Tampere United - 2.42
LTU/1 - Q1 - FBK Kaunas - 2.42
MDA/1 - Q1 - FC Sheriff - 2.365
GEO/1 - Q1 - FC Olimpi Rustavi - 1.98
MKD/1 - Q1 - FK Pobeda - 1.925
BLR/1 - Q1 - FC BATE Borisov - 1.54
ALB/1 - Q1 - KF Tirana - 1.265
EST/1 - Q1 - FC Levadia Tallinn - 1.21
ARM/1 - Q1 - FC Pyunik - 1.155
AZE/1 - Q1 - FK Khazar Lenkoran - 1.045
KAZ/1 - Q1 - FK Astana - 0.77
NIR/1 - Q1 - Linfield FC - 0.715
WAL/1 - Q1 - The New Saints FC - 0.66
MLT/1 - Q1 - Marsaxlokk FC - 0.55
LUX/1 - Q1 - F91 Dudelange - 0.55
FRO/1 - Q1 - HB Tórshavn - 0.55
MNE/1 - Q1 - FK Zeta - 0
AND/1 - Q1 - FC Rànger's - 0
SMR/1 - Q1 - S.S. Murata - 0

No entanto, para começar, teremos apenas um adversário (como é óbvio). Vamos esperar até dia 31 de Agosto para conhecê-lo... mas esta será uma boa ansiedade!

Corta, Vicente!



Publicou A Bola de ontem quatro(!) páginas da autoria do jornalista Paulo Jorge Neves dedicadas a Vicente - irmão de Matateu e também ele um dos maiores nomes do futebol português de todos os tempos. Desde logo, diga-se que nunca 4 páginas d' A Bola tiveram destinatário tão justo, e pena tenho de não me ter sido possível anunciar aqui o jornalístico feito em tempo útil, leia-se, a tempo dos meus amigos correrem ao quiosque para adquirir o pasquim. Feito o mea culpa, duas hipóteses restam: a visita ao Belém Integral onde o nosso amigo JSM publica parte da entrevista, ou a promessa de digitalização das páginas para que aqui sejam disponibilizadas um destes dias, o que também fará sentido visto que há muito material do Vicente que se pode ir deixando por aqui - e, ainda assim, tudo o que se publique pecará apenas pela escassez...
Note-se que estamos a falar de um defesa "intratável", apenas e tão só do Homem que secou Pelé - belenense exemplar com quem tive o grato prazer de conversar aqui há uns anos, na Trafaria, por ocasião de um dos almoços que na época realizava a mailing list do Belenenses. Senhor de uma simpatia e humildade exemplares, recordo que tirou na altura uma fotografia com os demais confrades que, como ele, nasceram em Moçambique e que está aqui bem à minha frente, a olhar para mim. Assim a Carla e o Zé Carlos o permitam - a Inês deixa! - e também a dita imagem aparecerá por aqui um destes dias. Obrigado à Bola por interromper os estupidificantes destaques habituais e... corta, Vicente!

Final do CNB2: drama até ao fim

A final do Campeonato Nacional de Basquetebol 2, disputada entre o Belenenses B e o Ginásio B (ou Infante de Montemor – Ginásio, como preferirem) constituíu uma empolgante jornada desportiva, com incerteza no marcador até aos últimos instantes.
Disputada num Pavilhão Henrique de Miranda, em Queluz, com dois terços da lotação preenchidos, num ambiente indescritível (muito por mérito da jovem e ruidosa claque que viajou da região centro), a partida começou com sinal mais da equipa do Restelo. Muito serenos, os nossos jovens faziam circular muito bem a bola, não se deixando intimidar pela maior estatura física dos oponentes. No primeiro período dois triplos de Bruno Tomé contribuíram para o 18-16 com que terminou. O segundo período começou ainda melhor, aproveitando a nossa equipa o desacerto adversário para ampliar o marcador para 32-20 a 5:46 do intervalo. Reagiu bem o Ginásio, conseguindo minimizar as perdas e chegando ao intervalo a perder por 9 pontos (42-33).
O terceiro período foi desastroso para as nossa cores, o que se veio a revelar fatal. Nos primeiros dois minutos o parcial foi de 0-8; a nossa equipa falhava lançamentos em série, tendo o treinador Bruno Pires que pedir um desconto de tempo para serenar os ânimos. E o que é certo é que a partir daqui o equilíbrio imperou até ao final. A luta nas tabelas foi terrível, aproveitando os ginasistas a sua maior envergadura física para ganhar mais lances. Este terceiro período encerrou com um parcial de 13-23 e um resultado de 55-56. Antevia-se um final dramático - e foi o que sucedeu.
Quando o Belém vencia por 62-58 a pouco mais de 5 minutos do fim, e demonstrava maior serenidade que o adversário, parecia que a sorte nos sorriria. Infelizmente o adversário acertou vários triplos e sucederam-se as alternâncias na liderança do marcador. Nos últimos instantes a defesa agressiva do Ginásio forçou o Belenenses a tentar lançamentos triplos, falhando dois no último minuto, um deles a 6 segundos do fim.
A festa foi assim do Ginásio B mas a vitória, como vemos, podia ter sorrido a qualquer equipa.
Destaques na nossa equipa para:
- Bruno Tomé: o drama de falhar o lançamento decisivo prostrou este jovem talento, inconsolável no final do jogo. Força, rapaz!
- Ailton Medeiros: muito sereno e ganhando vários ressaltos.
- Josimar Cardoso: jogou a segunda parte algo inferiorizado (lesão no pé esquerdo), a sua quebra influíu no resultado do 3º período.
- Nuno Monteiro: auguro um excelente futuro a este internacional sub-20, que joga com determinação, que dribla com categoria e velocidade impressionante.
Mas todos estão de parabéns pela entrega e qualidade com que actuaram. O futuro do basquetebol do Belenenses esteve em campo - e é risonho.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Inside information

Pavilhão Henrique Miranda, em Queluz, joga-se a final do Campeonato Nacional de Basquetebol 2. Repórter Flávio Santos - no local e em cima do acontecimento:

Belenenses B, 18 - Ginásio B, 16 (1º Período)
Belenenses B, 42 - Ginásio B, 33 (Intervalo)
Belenenses B, 55 - Ginásio B, 56 (3º Período)
Belenenses B, 62 - Ginásio B, 58 (5 minutos do final)

Resultado Final:
Belenenses B, 69 - Ginásio B, 70

16 clubes cumprem pressupostos financeiros

Notícia de A Bola:

A Liga de Clubes diferiu hoje as candidaturas apresentadas pelos 16 clubes com direito desportivo a participar no principal campeonato da próxima época, depois de as mesmas terem recebido parecer positivo por parte da Comissão Técnica de Estudos e Auditoria.
Desta forma, a Liga considerou que todos os 16 clubes cumprem os pressupostos de natureza financeira exigidos pelo Regulamento de Competições.

Notificação recebida pela SAD do Belenenses:
«Nos termos do nº 3 do artº 83, do Regulamento de Competições, notifica-se essa SAD sobre o sentido do parecer da Comissão Técnica de Estudos e Auditoria a qual não detectou deficiências no processo de candidatura, o que determina que o sentido provável do parecer a emitir será positivo».

É hoje a final do CNB2

A nossa equipa, que brilhantemente venceu a Zona Sul e por conseguinte assegurou a subida ao CNB1, é composta por ex-júniores que assim podem competir num campeonato mais exigente. Doze dos jogadores são formados no nosso clube e cinco estavam também inscritos no campeonato da Liga, onde puderam evoluir com o plantel principal do Belenenses.
Deseja-se que os adeptos do Belém que apreciam a modalidade compareçam hoje à noite em Queluz a apoiar os nossos rapazes. Eles merecem.

A primeira grande conquista (III)

Para memória, deixo aqui mais umas fotografias relacionadas com a efeméride que recordámos hoje, a conquista do nosso primeiro troféu.
Na primeira fotografia, bem lembrada pelo Pedro e tirada quase ao mesmo tempo que a do anterior artigo, podemos ver Mário Duarte (de novo) e Joaquim Rio, este ostentando um dos outros troféus de menores dimensões, possivelmente o de melhor marcador da competição (só na final marcou dois golos, salvo erro).
Nas segunda fotografia temos uma perspectiva geral da Rua Vieira Portuense, onde viríamos a ter o primeiro campo e a primeira sede. É anterior a esses acontecimentos e nela podemos ver ainda uma nesga das traseiras do antigo mercado de Belém (à esquerda).
E por último, uma fotografia com "acção", mostrando um jogo no nosso primeiro campo. Do lado esquerdo temos uma vista parcial do prédio onde estava a primeira sede, sendo também visível a nossa bandeira, na varanda.





Nota: a primeira e última fotos constam do livro de Marina Tavares Dias, "História do Futebol em Lisboa", e podem ser encontradas no Arquivo do Clube. A segunda foto (da autoria de Eduardo Portugal) está no Arquivo Fotográfico Municipal (de Lisboa).

terça-feira, 19 de junho de 2007

A primeira grande conquista (II)


Complementando a recordatória que o Pedro oportunamente nos trouxe, aproveito para deixar mais algumas notas à volta do primeiro troféu conquistado pelo Belenenses.
Na foto de acima podemos ver o guarda-redes Mário Duarte (o nosso primeiro guardião em jogos oficiais) junto ao referido troféu (entre outros), apresentando-o naquele que foi o primeiro "complexo desportivo" do Clube, a saber, o Campo do Pau do Fio, que ocupava um espaço onde hoje se encontram esplanadas de restaurantes, na Rua Vieira Portuense (paralela à Rua de Belém). Atrás podemos ver os primeiros "camarotes", que mais não eram que as varandas dos antigos prédios (raros sobreviventes ao terremoto de 1755), entre os quais aquele onde se instalou a nossa primeira sede. Esta ficava naquele 1ª andar, cuja varanda é a que se vê em destaque, e é curioso ver como tanto a sede como as arcadas estavam apinhadas de gente.

Mas aproveito a referência a Mário Duarte para lembrar uma frase lapidar que este proferiu, em certo dia de dificuldades para o Belenenses (têm sido tantos). Perante uma Assembleia Geral que ponderava a desistência do Campeonato de Lisboa, devido a agravos e obstáculos diversos, afirmou Mário Duarte:

"Honrae o sport, porque quem honra o sport ganha sempre, mesmo quando perde".

Com estas palavras arrebatadoras o nosso primeiro guarda-redes (e futuro Embaixador de Portugal) convenceu a assistência, e assim o Belenenses não desistiu. Terá sido um momento determinante para a nossa existência...
Poderemos pensar que aquelas palavras traduzem apenas "saber perder"... ou eventualmente "o que mais importa é competir". A primeira é algo que indubitavelmente deveria ser uma virtude de todos os desportistas (e adeptos), mas normalmente soa a consolo para os que perdem mais do que ganham.
Mas não é nem era bem esse o sentido. Ter uma postura digna e sede de vitórias não são coisas incompatíveis. Antes complementam-se e abrilhantam-se mutuamente. Sabemos que nem sempre é possível ganhar, isso sim, mas não devemos fazer disso uma derrota do Clube. Um Clube como o Belenenses não se derrota. Perde algumas vezes, mas ao longo de décadas tem sido e será sempre uma grande vitória, de grandes ideais e de grandes homens e mulheres.
E a prova está aqui em cima, com o próprio Mário Duarte junto ao troféu que foi a primeira de incontáveis e gloriosas conquistas.

Nota: a foto foi surripiada do Site Oficial, embora também se possa encontrar nos volumes publicados pelo incontornável Acácio Rosa

A primeira grande conquista



Foi exactamente a 19 de Junho de 1921 - passam hoje 86 anos - que o Belenenses conquistou o seu primeiro grande troféu: a Taça "Mutilados da Guerra", que na época era quase uma espécie de Taça de Portugal disputada pelos primeiros teams da A. F. Lisboa e cujos lucros revertiam em favor do Fundo dos Hospitais de Mutilados da Guerra (recorde-se que Portugal havia participado na 1ª Guerra Mundial, terminada justamente um ano antes da nossa fundação). Na importante prova, jogada em eliminatórias e organizada pelo jornal Os Sports, participaram - além do vencedor -, Sporting, Benfica, Carcavelinhos, Vitória de Setúbal, Internacional, Casa Pia e Império. O Belém começou por despachar o Vitória por 4-0, fez de seguida tombar o Carcavelinhos por 6-2 e, não satisfeito, na final bateu o Sporting por 2-1. O caneco é nosso e está à disposição da vista de todos no Museu do clube.

Andebol: seleccionador ignora Belenenses

Durante a época finda foi sistemática a não convocação de jogadores do nosso clube para a selecção nacional de andebol, apesar de termos liderado a fase regular durante cerca de dois terços da mesma. Admitindo que os jogadores mais novos, mesmo valorosos, pudessem ser excluídos, já qualquer elemento do quinteto mais experiente tem nível para uma selecção nacional: Humberto Gomes, João Pinto, Bruno Moreira, Pedro Matias e Tiago Fonseca são atletas de inquestionável qualidade e os três primeiros deveriam entrar de caras na convocatória do sr. Olsson. Mas nada.
Para o último jogo da selecção, contra Montenegro, foi pré-convocado João Pinto mas este, infelizmente, pertence agora aos quadros do Sporting (e acabou por nem jogar); ao menos o nosso novo guarda-redes, Hugo Figueira, não só foi convocado como assumiu a titularidade, em detrimento de Ricardo Candeias, do F.C. Porto.
Esperemos que a nova época traga grandes alegrias e sucessos ao andebol do Belém - e que o seleccionador que veio do frio abra os olhos para as valias do nosso plantel.

O que nos espera no sorteio de 31 de Agosto



Não sendo o Belenenses um dos cabeças-de-série no sorteio da primeira eliminatória da Taça UEFA - o Sp. Braga é, segundo rezam as crónicas, a única equipa portuguesa a dispôr desta vantagem inicial -, é possível (para não dizer que é provável) que possamos vir a marcar encontro com alguns colossos do futebol europeu. Ora, terminada que está a Liga espanhola, é agora possível observar com maior nitidez aquilo que a sorte poderá atravessar no nosso caminho.

Das principais ligas europeias... venha o diabo e escolha. Villareal, Zaragoza e Getafe constituem a armada espanhola; Fiorentina, Palermo e Empoli formam o trio italiano; do Reino de Sua Magestade chegam Tottenham, Everton e Bolton; os alemães entram em força com Bayern Munique, Bayern Leverkusen (estes são bons clientes...) e Nuremberga. E aqueles que possam considerar o futebol francês como estando ao nível dos anteriores, que contem ainda com Bordéus, Rennes e Sochaux. Quase todos estes seriam por certo adversários muitíssimo simpáticos, mas na fase de grupos...

Não se pense em todo o caso que os obstáculos mais complicados se ficam por aqui. Por entre os 34 clubes com acesso já garantido à primeira eliminatória da UEFA, contam-se ainda o Panathinaikos - que não será por certo para grandes brincadeiras -, e que vem acompanhado por mais 3 conterrâneos cujos ambientes caseiros devem impôr algum respeito: Aris de Salónica, Panionios e Larissa. Temos ainda que contar com AZ Alkmaar, Twente, Herenveen e Groningen (Holanda), Club Brugge (Bélgica), Rapid Bucareste (Roménia), Lokomotiv de Moscovo e Spartak de Moscovo (Rússia), Mlada Boreslav (Rep. Checa), Metalist (Ucrânia), Apoel Nicosia (Chipre) e Aberdeen (Escócia) - além dos nossos dois parceiros portugueses.

Acresce que por entre os clubes que em consequência dos rankings internacionais se vêm obrigados a jogar pré-eliminatórias (1º sorteio ainda este mês), há nomes importantes do futebol europeu. Desde logo os turcos do Galatasaray que, em sendo eu a escolher, me pareceria emblema a evitar... e quem diz este diz Hajduk Split (Croácia), Áustria Viena (Áustria), CSKA Sofia (Bulgária), Standard de Liége (Bélgica), Zenit São Petersburgo (Rússia), Partizan de Belgrado (Sérvia) ou o Honved (Hungria), sem considerar aqui um relevante etc.

A este lote vão juntar-se alguns desgraçados da Champions (tipo aqueles maduros que diz que queriam o Ruben Amorim não se desse o caso de não terem euros para mandar cantar um cego...), e os vencedores da Taça Intertoto, por onde aliás poderão eventualmente chegar, a título de exemplo, Atlético de Madrid e Sampdoria. Comecem então a dar nota das vossas preferências...

Três coisas são certas: desde logo, a convicção de que não vem aí nenhuma presa fácil, o que mais reforça a importância de jogarmos no Restelo; logo depois, a memória de que em tempos (não muito) idos também apanhámos um Leverkusen cabeça-de-série, que despachámos com uma limpeza notável e sem grandes espinhas; e para rematar estas primeiras impressões, o tubarão que vier na rifa que saiba que por aqui reza assim: Hoje como antigamente / nada temos que temer / Belenenses para a frente / com a certeza de vencer!

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Apresentação de outro sofredor azul

Apresentados os meus caros companheiros de aventura nestas "Torres de Belém" (que se esperam altaneiras à medida do nosso grande Belenenses), é a minha vez de dedicar umas linhas aos que se vão atrevendo a dar uma espreitadela neste novo espaço.

Chego convocado para coisas da bola mais umas achegas sobre a nossa história, que por ser tão invejável é quase continuamente menosprezada pelos respectivos e arregimentados invejosos. Mas é a nossa história e é o nosso orgulho nela que devemos fortalecer - a melhor "arma" contra a ignorância e os ultrajes de terceiros.
Alguns de vós já me conhecem, da internet "azul", outros tenho o prazer de conhecer e rever no nosso Estádio do Restelo. Para os que não me conhecem, sou sócio do nosso Belenenses (26 anos nessa condição, e a contar), bisneto, filho de "pastéis" e pai de uma já fervorosa consócia prestes a cumprir os seus primeiros 5 anos de filiação (tantos como os de idade). Como os meus confrades, revejo na condição de ser Belenenses uma vontade e uma forma de estar distinta, aliada à vincada identidade que nos legou a história, que nos afastam sem margem para dúvida de qualquer adoração a "falsos Deuses". Como diz a canção: "Belém, Belém, só Belém!".

Em altura de reforços para as equipas, este blogue também será, espero eu, mais um reforço para a grande "equipa" do Belenenses, que na internet bem se vê como é grande, pois começa em Belém e dá a volta ao Mundo.
Quando o Belenenses acordar este Mundo não vai tremer, (não) parafraseando certo senhor, mas será certamente uma grande etapa na vida do desporto português. Em quase 88 anos, não é nada que já não tivéssemos conseguido. Aliás, foi assim que começámos.
Noutros tempos que são estes, mas com a mesma vontade e a mesma mística, não podemos deixar de acreditar e de lutar por um futuro auspicioso.

Apresentação de um sofredor azul

Creio que, no momento em que inicio este projecto com os confrades Pedro e Henrique, será do mais elementar bom senso dar-me a conhecer um pouco aos leitores, melhor dizendo, dar a conhecer o meu perfil de adepto e sócio do Clube de Futebol "Os Belenenses".
Costumo dizer com satisfação que os meus filhos são já a quarta geração de pastéis na família, posto que o bichinho, inculcado por meu pai, já lho fora a ele por meu avô!
Comecei a ir ao Restelo em meados dos anos 70, quando pontificavam na nossa equipa de futebol craques como Mourinho, Godinho, González. Um pouco mais tarde estreei-me a ver a nossa bela equipa de andebol que tinha nomes como Hernâni, Espadinha e Zé Manel.
Sinto-me azul integral (como diria o nosso amigo JSM), nunca gramei os pseudo-grandes, que de grandes têm sobretudo a arrogância das multidões que arrastam, dos meios de que dispõem (alguns deles pouco lícitos) e da vontade em esmagar os restantes 99,..% de agremiações que levam o desporto aos quatro cantos do país, a grande maioria das quais em condições de pura carolice e desinteressada dedicação.
Embora, pela idade (38 anos), não seja dos adeptos que se habituaram a ver o Belém ganhar muitos títulos - ou pelo menos a intrometer-se quase em permanência nos lugares cimeiros - nem por isso penso que nos devamos resignar a marcar presença com dignidade mas sem rasgo. Mesmo num quadro geral de contenção de custos, a inteligente gestão dos recursos, a aposta na formação e o espírito de ambição devem contribuir para fazer deste clube um clube ganhador e não apenas um eterno gigante adormecido.
***
Em acordo com os meus companheiros de blogue, a minha colaboração vai-se centrar sobretudo no acompanhamento possível das modalidades, com especial destaque para aquelas que têm mais expressão e história no nosso clube: andebol, basquetebol e rugby, bem como para o futsal, que embora recente no Belenenses atingiu já patamares elevados em apenas quatro anos de vida da secção. É um facto que a blogosfera azul não dá o devido destaque às nossas modalidades, centrando-se de forma quase exclusiva nos dramas do futebol. Para obviar a essa pecha propomo-nos divulgar, dentro das nossas possibilidades, os resultados e as exibições das nossa equipas ditas amadoras. Esperamos com isso dar maior destaque ao notável trabalho de tantos dirigentes, treinadores e jogadores que honram o nosso emblema e que mais vezes que o desejável actuam perante bancadas mui pouco compostas.

Pontapé de saída

Desde que me recordo - e por acaso calha lembrar-me dos primeiros anos da internet em Portugal - nunca neste mundo virtual o Belenenses ficou a dever à concorrência o que quer que fosse, antes pelo contrário. Nos primórdios, alguns de nós defendiam o Belenenses nos então famosíssimos newsgroups, consócios vários arquitectavam pequenas páginas de difusão do clube e outros chegaram a conhecer-se na sequência do contacto internético apesar de frequentarem o mesmo estádio com convicção de obrigatoriedade; nasceu também uma lista de correio que ainda hoje subsiste à força dos tempos. No entretanto apareceram os blogues e, mais uma vez, também neste campo o Belenenses nada tem a aprender com os três auto-proclamados todo-poderosos que, mesmo com falta de assunto, enchem as capas (e as páginas) da nossa imprensa desportiva. Os blogues azuis estão aí bem vivos e recomendam-se, servindo tantas vezes de compensação de motor de um Emblema que muitos desejavam mais adormecido.
É nesse quadro que surgem estas "Torres de Belém", mais um blogue azulão a marcar presença na firme defesa das nossas cores e apenas isso, aberto a todos, cumprimentando calorosamente quantos já por cá andavam antes desta chegada e convidando-os a debater, também aqui, o nosso Belenenses. Aliás, alguns amigos já nos conhecerão destas andanças e a esses, permitam-me a desigualdade, daqui abraçamos com especial amizade.
É este um espaço que vai tratar de bola - e não apenas da de futebol -, de bola e de História, essa mesma História que não deixa de fazer a ponte com o futuro. Acrescente-se que muito nos orgulha a denominação adoptada, na medida em que evoca um trio mítico da História do Belenenses. Nessa medida, de algum modo é este nome uma homenagem tão simples quanto sincera àquela defesa fantástica composta por Vasco, Capela e Feliciano, uma espécia de terceto indomável que na década de 40 tinha por hábito e teimosia secar, entre outros, o famoso Peyroteo. Coisas do tempo do amor à camisola, essa mesma Camisola azul de Cruz de Cristo ao peito que prometemos defender arduamente. E agora blogue-se... blogue-se, e que toque o Hino!